• Caop Saúde Pública

Informe nº 923 | Curitiba, 24 de agosto de 2016

Informe nº 923 | Curitiba, 24 de agosto de 2016

Acelerador

Os Tribunais de Justiça e os Conselhos Regionais de Medicina têm verificado um sensível incremento nos processos e reclamações por erro médico em todo Brasil.

De acordo com os dados do STJ, entre 2010 e 2015, o volume de recursos recebidos subiu 82%. No total, em 2015, foram 475 recursos e em 2016, até julho, a marca atingiu 351 demandas. Já o Tribunal de Justiça de São Paulo registrou no ano passado aumento de 19% de ações judiciais, em comparação com 2014. Em 2016, a média é de 4 ações ajuizadas por dia. O CRM de São Paulo, também, registrou alta 22% nas reclamações.

O substancial incremento, segundo especialistas na área, está relacionado a formação deficiente dos profissionais de saúde e à falta de fiscalização em procedimentos realizados por clínicas e hospitais.

_________
Fonte: FSP de 14 de agosto de 2016.

MP e as internações psiquiátricas involuntárias - PROTEGE

O CAOP Saúde realizou, entre os dias 15 e 18 de agosto, cinco reuniões de trabalho com os promotores de Justiça José Roberto Manchini (Uraí), Solange Novais da Silva (Londrina), Elaine Lopo (Cianorte), Dalva Marin Medeiros (Cidade Gaúcha), Marcos Antonio de Souza (Umuarama) e Rosangela Rodrigues de Oliveira (Assis Chateaubriand), para a apresentação do Sistema Protege às respectivas Regionais de Saúde/CERIPI, Secretarias Municipais de Saúde e estabelecimentos de saúde que promovem internações psiquiátricas involuntárias.

Nas Comarcas de Uraí e Assis Chateaubriand, em razão do pedido, pelos estabelecimentos de saúde, de descredenciamento dos leitos psiquiátricos, a implantação do sistema não foi concretizada. Em Umuarama, Cianorte/Cidade Gaúcha e Londrina, o Protege iniciará a operação em 22, 24 e 26 de agosto, respectivamente.

Registro fotográfico das reuniões em Uraí (foto 1), Cianorte/Cidade Gaúcha (fotos 2 e 3) e Umuarama (foto 4). Clique para ampliar.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ
Clique aquise não deseja receber mais o Correio da Saúde. Pesquise outras edições do Correioaqui.
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem