• Caop Saúde Pública

Informe nº 930 | Curitiba, 13 de outubro de 2016

Informe nº 930 | Curitiba, 13 de outubro de 2016

Implantação do Sistema Protege em Paranavaí, Loanda e Maringá

Nos dias 6 e 7 de outubro, houve reuniões de trabalho envolvendo as Promotorias de Justiça de Paranavaí, Loanda e Maringá, para a implantação do Sistema Protege do MPPR, voltado ao registro das internações psiquiátricas involuntárias e outros dados correspondentes.

O encontro realizado em Paranavaí (6/10/2016) teve a participação da Promotora de Justiça Susy Mara de Oliveira (Paranavaí) e do Promotor de Justiça Adriano Miyoshi (Loanda). Em Maringá (7/10/2016), contou-se com a presença da Promotora Stella Maris S. Ferreira Pinheiro. Em ambos os momentos, houve a representação das Secretarias Municipais de Saúde, das Regionais de Saúde (SESA), das Comissões Revisoras das IPIs e dos responsáveis e profissionais dos estabelecimentos de saúde que promovem internações psiquiátricas involuntárias.

Estima-se que, até o início de dezembro, o Sistema Protege-MPPR estará operando integralmente em todos os pontos da rede de saúde mental do Paraná, o que propiciará, além do controle informatizado pelo MP das internações psiquiátricas involuntárias individuais, a verificação do histórico de pacientes, inclusive nos planos regionais e estaduais, bem como o levantamento epidemiológico (por tipo de doença, sexo, residência e faixa etária), permitindo a formulação de políticas ministeriais mais apuradas e produtoras de melhores resultados na atenção às comunidades.

Fotos das apresentações e discussões em Paranavaí (nas linhas 1 e 2) e em Maringá (linhas 3 e 4). Clique para ampliá-las.
 

 

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ
Clique aquise não deseja receber mais o Correio da Saúde. Pesquise outras edições do Correioaqui.
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem