• Caop Saúde Pública

Informe nº 931 | Curitiba, 19 de outubro de 2016

Informe nº 931 | Curitiba, 19 de outubro de 2016 (Reenvio com correção)

Pastoral e Saúde

A Pastoral da Saúde de Curitiba lançou, no mês de setembro, a publicação “SUS Construção Coletiva: Reflexão proposta aos agentes da Pastoral da Saúde”, contendo informações destinadas aos agentes da entidade, para atuação nos territórios de influência.


Agregando pessoas

A Constituição Federal de 1988 privilegia a participação da comunidade na formulação e implementação de políticas e práticas públicas em saúde, que se concretiza, principalmente, pela atuação dos Conselhos de Saúde, nas esferas federal, estadual e municipal.

Por entender a relevância desses espaços para a organização do Sistema Único de Saúde, e que a participação social deve ser um processo constante de incentivo ao debate e à mobilização, o CAO Saúde Pública do MPPR propôs ao Conselho Municipal de Curitiba a divulgação de cartaz, com o objetivo de reforçar qual é a missão institucional, endereços e datas das reuniões, principalmente dos conselhos de saúde locais e distritais, perante as pessoas que acorrem a todos os pontos de atendimento da rede pública diariamente.

A proposta de mobilização dos cidadãos, elaborada pelo CAO Saúde, foi submetida e aprovada na Comissão de Orçamento e Finanças, bem como na 320ª Reunião Ordinária do Pleno do Conselho Municipal de Saúde, que ocorreu em 5 de outubro passado.

Espera-se que a iniciativa desperte nos usuários o interesse em participar, da forma possível, nos seus conselhos locais, distritais e municipal de saúde, reconhecendo-os como órgãos que os representam e possibilitam a participação democrática de cada um nos assuntos relativos ao seu bairro ou comunidade.

Clique aqui para ler o texto aprovado.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ
Clique aquise não deseja receber mais o Correio da Saúde. Pesquise outras edições do Correioaqui.
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem