• Caop Saúde Pública

Informe nº 967 | Curitiba, 16 de agosto de 2017

Informe nº 967 | Curitiba, 16 de agosto de 2017

Inicia o SUSCOM+

No próximo dia 18, sexta-feira, o CAOP Saúde Pública, em conjunto com a Promotoria de Justiça de Cerro Azul, realizará a primeira audiência pública do “Programa SUSCOM+, Participação da Comunidade na Construção da Atenção Básica do SUS”, para ouvir a percepção de saúde da comunidade, debater o seu direito à saúde, bem como eleger prioridade que mais atenda as suas necessidades coletivas, promovendo-se, quanto a ela, compromisso subscrito pela gestão pública municipal. Nas próximas edições, leia mais notícias sobre o assunto.

A tuberculose e o Brasil. Dados do CAOP.

O Brasil é o único nas Américas a aparecer em dois de três grupos de países de alta carga de tuberculose, segundo a OMS: responde por 33% de toda carga da doença na região e possui 21% dos casos de coinfecção tuberculose-HIV.

No ano de 2015, 4.500 pessoas morreram em decorrência da enfermidade e mais 1.700 óbitos associados ao HIV.

69.000 pessoas adoeceram com tuberculose e 1.077 desenvolveram tuberculose drogarresistente.

Existe enunciado da COPEDS que concita os promotores de Justiça a solicitarem aos gestores, da área da saúde, a inserção de ações de combate à tuberculose na Atenção Básica de Saúde. (veja aqui)

Para sua atuação funcional, consulte a página do CAOP Saúde com mais informações relacionadas ao tema, tais como ações, recomendações, ofícios circulares, banco de ideias e instrumentos ministeriais para o enfrentamento do problema. 

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ
Clique aquise não deseja receber mais o Correio da Saúde. Pesquise outras edições do Correioaqui.
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem