• Caop Saúde Pública

Informe nº 975 | Curitiba, 11 de outubro de 2017

Informe nº 975 | Curitiba, 11 de outubro de 2017

SUSCOM+ em Medianeira

No dia 5 de outubro, aconteceu a audiência pública do “Programa SUSCOM+, Participação da Comunidade na Construção da Atenção Básica do SUS”, em Medianeira. Foi uma iniciativa do CAOP de Proteção à Saúde Pública e da Promotoria de Justiça da Comarca, que visa a promover a participação direta da população, ouvindo a sua percepção de saúde na atenção básica, estabelecendo a discussão do direito e a eleição de uma prioridade a ser compromissada, no ato, com o gestor municipal, subscrito também pelos representantes do Ministério Público, aperfeiçoando-se, dessa forma, o atendimento e evitando-se judicialização.

O encontro reuniu mais de 140 pessoas, incluindo o prefeito, secretárias de saúde, educação e assistência social. A todos se somaram o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde, a Câmara de Vereadores, profissionais de saúde e o Conselho Municipal de Saúde.

O debate, resultou na indicação das duas maiores dificuldades do município: mortalidade infantil e processo de informação e orientação aos usuários na rede de saúde. Essa última foi escolhida como prioridade maior, objeto de projeto a ser elaborado em até 30 dias e que será apresentado à Promotoria de Justiça.

Em oportunidade próxima, a ser amplamente divulgada, serão prestadas contas à população do quanto pactuado.

O município de Rio Negro será o próximo a receber a audiência pública do SUSCOM+.

Fotos da reunião. Clique para ampliá-las.

 

 

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ
Clique aquise não deseja receber mais o Correio da Saúde. Pesquise outras edições do Correioaqui.
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem