• Caop Saúde Pública

Informe nº 978 | Curitiba, 1 de novembro de 2017

Informe nº 978 | Curitiba, 1 de novembro de 2017

A jurisprudência do dia

O Conselho Federal de Medicina ajuizou demanda com vistas a suspender disposições da Portaria nº 2488/2011, que permitiam aos profissionais de enfermagem prescreverem exames a partir de protocolos definidos pelo Ministério da Saúde. A liminar pleiteada pelo CFM foi concedida, mas veio a ser suspensa pelo TRF-1ª Região sob o argumento de que a manutenção da decisão trará sérios riscos à execução dos programas de saúde atrelados à atenção básica.
Para acessar a notícia do TRF1ª, clique aqui.

A importância do SUS

No início de outubro, os Estados Unidos sofreram o maior ataque em massa da história americana moderna, na principal avenida de Las Vegas, quando um atirador abriu fogo contra a multidão que assistia a um festival de música country.

Enquanto centenas de sobreviventes do massacre ainda lutam para se recuperar fisica e emocionalmente do tiroteio, muitos começam a perceber o custo financeiro da tragédia. Mesmo quem tem plano de saúde está preocupado com o volume das despesas.

546 pessoas ficaram feridas, com diferentes graus de gravidade e o custo das despesas médicas relacionadas a esse ataque deve chegar a dezenas de milhares de dólares.

Diferentemente dos brasileiros, os americanos não têm um sistema público de saúde universal acessível a todos de forma gratuita. Aqueles que não se encaixam no público atendido pelos planos de saúde pública dos EUA - idosos e pessoas de baixa renda – precisam custear o atendimento médico e as contas com tais despesas já atingem cifras impagáveis.

Por vezes, os brasileiros que possuem planos de saúde não se sentem usuários do SUS. No entanto, em momentos trágicos como esse, o Sistema Único de Saúde revela sua importância. Basta lembrarmos da tragédia da boate Kiss, do atendimento prestado às vítimas e do fato de que muitos dos atingidos seguem realizando tratamento por intermédio do SUS de forma gratuita e universal.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ
Clique aquise não deseja receber mais o Correio da Saúde. Pesquise outras edições do Correioaqui.
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem