• Caop Saúde Pública

Edição nº 1013 - 25 de julho de 2018

Edição nº 1013 - 25 de julho de 2018

Ficha de Situação Sanitária dos Municípios

A análise da situação sanitária dos municípios, apoiada em indicadores confiáveis, é essencial para o planejamento das ações e serviços de saúde e a tomada de decisões baseadas em evidências. A partir de um consistente conjunto de informações, o gestor e o controle social poderão quantificar e avaliar as necessidades do território, bem como, posteriormente, medir o desempenho do sistema de saúde local.

Embora disponíveis na rede mundial de computadores para consulta pública, muita vezes as informações não estão centralizadas e, pela complexidade dos sistemas, extraí-las pode ser bastante difícil e, ainda, há o risco de acessar algum banco antigo e já defasado.

Para facilitar o acesso a informações básicas sobre o perfil sanitário dos municípios do Paraná, o CAOP Saúde, em conjunto com a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional (SUBPLAN), selecionou os principais indicadores disponíveis e criou a Ficha Sanitária da Situação dos Municípios (FIS).

A FIS traz dados relativos a participação social no SUS, orçamento da saúde (despesas municipais, percentual investido, etc.), equipamentos que compõem a rede local (unidades básicas, hospitais, CAPS, SAMU, etc.), cobertura vacinal, estatísticas de natalidade, mortalidade, morbidade, dentre outros.

Esses elementos são fundamentais, por um lado, para auxiliar a atuação do Promotor de Justiça para o desempenho de suas atribuições na saúde, e, de outro, propicia à comunidade o debate qualificado sobre o planejamento e execução de ações e serviços de saúde do SUS.

_________________________________

Para acessar a FIS do seu município, clique no botão abaixo. Também é possível acessá-la pela página inicial do CAOP, no menu "Destaques".

 

 

 
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem