• Caop Saúde Pública

Edição nº 1028 - 7 de novembro de 2018

Edição nº 1028 - 7 de novembro de 2018

O veneno de todo dia

Os óbitos decorrentes de suícidio vêm aumentando de forma alarmante no Brasil. Segundo o Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio do Ministério da Saúde, divulgado em setembro passado, em 2016, 11.433 pessoas tiraram a própria vida. Um aumento de 18% desde 2007.  Em muitos desses casos, há associação direta ou indireta ao uso de agrotóxicos e outras substâncias causadoras de envenenamento.

O informe demonstra que, nos últimos 10 anos, metade das tentativas de suicídio foram por intoxicação, o que gera para o sistema de saúde um gasto anual de aproximadamente R$ 3 milhões em internações. Esse valor poderia custear o funcionamento de oito Centros de Atenção Psicossocial.

No Paraná, a situação é ainda mais dramática. Um estudo publicado pela prof. Larissa Bombardi, da USP, mostra que o estado lidera os índices de intoxicações e suicídios causados por agrotóxicos (dados entre 2007 e 2014).

Nas sua avaliação, “a utilização continuada do veneno na produção agrícola aumenta as chances de desenvolvimento de quadro depressivo e, com o avanço da doença,de cometerem [as pessoas] a própria morte”.

A matéria sobre os agrotóxicos e seu impacto na saúde pública está sendo acompanhada pelo CAOP e pelas Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde, através do Programa “Agrotóxicos e Saúde Comunitária”. Fruto inicial desse trabalho, em conjunto com a SESA, foi a edição do Plano de Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos do Estado do Paraná 2017-2019, lançado no mês de dezembro de 2017, ora em implementação nos municípios.

 

Para saber mais, clique:

- Programa Agrotóxicos e Saúde Comunitária, do CAOP Saúde.

- Ofício Circular nº 3/2018 - CAOP Saúde: Plano de Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos do Estado do Paraná 2017-2019.

- Correio da Saúde, edição 991/2018: Organização do SUS, no PR, em face dos efeitos de agrotóxicos.

 

________

Referências:

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/09/brasil-registra-11-mil-casos-de-suicidio-por-ano-diz-ministerio-da-saude.shtml

https://www.brasildefato.com.br/2018/06/08/parana-tem-o-maior-numero-de-suicidios-por-consumo-de-agrotoxicos-revela-pesquisa/

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem