• Caop Saúde Pública

Edição nº 1039 - 13 de fevereiro de 2019

Edição nº 1039 - 13 de fevereiro de 2019

O Correio no cinema: "Temporada"

O filme “Temporada” (2018), do cineasta mineiro André Novais de Oliveira, acompanha a trajetória de Juliana (interpretada por Grace Passô), uma agente de combate à endemias que sai de Itaúna, no interior de Minas Gerais, para morar em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

A mudança de cidade, e a busca por um recomeço, após ser abandonada pelo marido, proporciona para a protagonista uma rica experiência. Em contato com os moradores das casas que visita em seu ofício, ela se envolve em suas histórias e a difícil realidade da periferia.

Segundo a crítica, o filme se destaca por extrair beleza de algo tão banal como a rotina de agentes sanitários1, a complexidade de seus personagens e a naturalidade e espontaneidade dos atores para retratar, carinhosamente, “essa parte da sociedade brasileira que sobrevive no dia a dia, sem qualquer luxo, sem qualquer ilusão de sorte grande, mas que enfrenta o destino com muita garra, alegria – e, sim, muito afeto2”.

Assista o trailer (clique aqui) 

______________________________

1Atrevimento de 'Temporada' é extrair beleza de algo aparentemente banal. Inácio Araujo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/01/atrevimento-de-temporada-e-extrair-beleza-de-algo-aparentemente-banal.shtml.

2Análise: Filme 'Temporada' apresenta visão carinhosa da vida comum. Luiz Zanin Oricchio. Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/cinema/analise-filme-temporada-apresenta-visao-carinhosa-da-vida-comum,b7f5519234ad83f786557a25a40d3f9esh6cel19.html.

Filme ‘Temporada’, de André Novais, traz essência da vida ao mostrar cotidiano. Paulo Henrique Silva. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/almanaque/filme-temporada-de-andr%C3%A9-novais-traz-ess%C3%AAncia-da-vida-ao-mostrar-cotidiano-1.685612

Crédito da imagem: Jornal Hoje em Dia.

 

 
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem