• Caop Saúde Pública

Edição nº 1042 - 20 de março de 2019

Edição nº 1042 - 20 de março de 2019

SUSCOM + em Tijucas do Sul

No dia 14 de março, aconteceu a reunião comunitária do “Programa SUSCOM+, Participação da Comunidade na Construção da Atenção Básica do SUS”, em Tijucas do Sul. Foi uma iniciativa do CAOP de Proteção à Saúde Pública e da Promotoria de Justiça da Comarca de São José dos Pinhais, que visa a promover a participação direta da população, ouvindo a sua percepção de saúde na atenção básica, estabelecendo a discussão do direito e a eleição de uma prioridade a ser compromissada, no ato, com o gestor municipal, subscrito também pelos representantes do Ministério Público, da Secretaria de Estado da Saúde e do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná – COMESP aperfeiçoando-se, dessa forma, o atendimento da comunidade e evitando-se a judicialização.

O encontro reuniu em torno de 100 pessoas, entre elas vereadores, representante do CRESEMS/PR, Conselheiros, profissionais de saúde, CRM e COREN.

O debate, resultou na indicação das maiores dificuldades do município na prestação da atenção básica: 1. falta de médicos (clínico geral, pediatra, ginecologista e psiquiatra); 2. deficiência na qualidade da prestação dos serviços na atenção básica; e 3. falta de medicamentos. A primeira indicação foi escolhida como prioridade maior, objeto de projeto a ser elaborado em até 30 dias e que será apresentado à Promotoria de Justiça local.

Em oportunidade próxima, a ser amplamente divulgada, serão prestadas contas à população do quanto cumprido.

O município de Xambrê será o próximo a receber a reunião comunitária do SUSCOM+ em abril próximo.

Fotos da reunião (créditos: Leila da Luz de Paula):

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem