• Caop Saúde Pública

Edição nº 1047 - 30 de abril de 2019

Edição nº 1047 - 30 de abril de 2019 (reexpedido com correção)

SUSCOM+ é concluído com êxito em Maringá

A participação da comunidade na atenção básica do Sistema Único de Saúde é ponto central do Programa SUSCOM+. Para além de estruturas formais, essenciais para uma boa assistência à saúde, é necessário a aproximação material de pessoas e gestores, com o fim de debater o direito à saúde e a manifestação das prioridades locais como sentidas pela população, nem sempre descritas nos planos municipais.

Em Maringá, o Programa foi executado na região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Guaiapó-Requião. Dentre as pessoas que lá vivem, distinguem-se alguns grupos vulneráveis social e economicamente.

Na reunião comunitária, que ocorreu em 12 de abril de 2018, foi subscrito compromisso, firmado entre o MPPR e os gestores. Ajustou-se alocar médico para a completar a equipe Estratégia Saúde da Família, manter outro profissional de modo definitivo na unidade e providenciar a contratação de mais uma equipe ESF para atender à população.

No período pactuado para tanto com o Ministério Público, por intermédio da Promotora de Justiça Stella Maris Sant'anna Ferreira Pinheiro, o gestor público municipal tornou concreta a recomposição e criação das equipes de saúde, qualificando o acesso e aprimorando os serviços de saúde aos utentes.

A reunião de prestação de contas á comunidade aconteceu em 15 de abril de 2019, com ampla participação de usuários.


______________________

Confira fotos da reunião (clique para ampliar):

 

 

 

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem