• Caop Saúde Pública

Edição nº 1048 - 9 de maio de 2019

Edição nº 1048 - 9 de maio de 2019

SUSCOM+ em Xambrê

A comunidade de Xambrê, município situado no noroeste do Paraná, se reuniu no último dia 25 de abril para expor sua percepção sobre saúde na atenção básica e, ao final, elegeu como prioridade principal a “agilidade na realização de exames de raio-x, eletrocardiograma, ressonância magnética, endoscopia e ultrassom”, considerando a grande demora para sua disponibilização, gerando filas iatrogênicas e frustrando a resolutividade de encaminhamento da atenção básica para as referências diagnósticas.

Os presentes reivindicaram, também, que o administrador público atue de forma mais transparente em relação aos agendamentos para exames e consultas, bem como aperfeiçoe a gestão dos estoques de medicamentos, de maneira que insumos básicos não faltem aos que deles necessitem.

A reunião do Programa SUSCOM+ foi organizada pelo Promotor de Justiça Mário Augusto Drago de Lucena e pelo CAOP Saúde que, conjuntamente com lideranças da região, uniram esforços para mobilizar a população e envolvê-la no processo democrático de debater o direito à saúde e sua observâcia na região.

O destaque ficou por conta da massiva participação de usuários do SUS. Foram colhidas 102 manifestações orais e escritas. 

Ao final do encontro, a Secretaria Municipal de Saúde, a Regional da SESA (Umuarama), o Ministério Público e o Conselho de Saúde firmaram termo de compromisso para, dentro de quatro meses, haja nova audiência em que se preste contas sobre as providências e resultados em relação ao quanto foi compromissado.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem