• Caop Saúde Pública

Edição nº 1051 - 29 de maio de 2019

Edição nº 1051 - 29 de maio de 2019

Conclusão do Programa SUSCOM+ em Cerro Azul

Ocorreu, na data de ontem (28/5), a audiência pública de prestação de contas do Programa SUSCOM+, em Cerro Azul.

O município foi o primeiro a integrar o Programa, selecionado, em especial, por ocupar a penúltima posição no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM – 2010), possuir população majoritariamente rural e, também, devido à dificuldade de acesso (estradas e rodovias), o que impacta diretamente na prestação das ações e serviços públicos de saúde aos seus cidadãos.

Pelas suas características peculiares, era sabido que a execução do Programa seria desafiadora, como de fato foi. Mas a experiência adquirida nessa primeira edição foi de fundamental importância para conformação da atual linha mestra da iniciativa.

Dentre todas as edições do SUSCOM+, Cerro Azul foi o que contou com maior número de participantes na audiência pública inicial (em 2017), muito embora mais 71% de sua população seja proveniente da área rural. Foram 340 munícipes que se somaram aos administradores públicos dos três níveis de gestão e ao Ministério Público do Paraná, para o debate e escolha da principal prioridade em saúde daquele território, qual seja: saúde da mulher e da criança.

     

 

Nos quase dois anos de duração desta etapa do SUSCOM+, o gestor local, com o auxílio da SESA/PR e do Consórcio Metropolitano de Saúde - Comesp, realizou ações para cumprir o quanto pactuado com o MP (para a descrição pormenorizada, clique aqui).

Embora os esforços, houve grande dificuldade em efetivar a contratação de um profissional de saúde na especialidade de ginecologia. A fila contava, até então, com mais de 144 mulheres que aguardavam atendimento.

A contratação só se concretizou por meio de formalização de acordo operado em nível regional, envolvendo o Comesp e os municípios de Colombo e Cerro Azul e que beneficiou, também, as pacientes de Doutor Ulysses.

 

O resultado da iniciativa, apresentado pelo gestor local, foi surpreendente:

- Data de início do atendimento médico: 9/5/201

- Fila de espera da central de agendamento antes da contratação: 144 pacientes.

- Pacientes atendidas: 108.

- Fila atual: 12 pacientes que remanescem da fila inicial

Pacientes que aguardam na fila para atendimento cirúrgico: 3

- Pacientes agendados para atendimento em 29 e 30/5: 24

- Pacientes novos que aguardam atendimento após a contratação: 7

 

O Programa SUSCOM+ é o resultado da soma e esforços daqueles que militam por um SUS cada dia melhor. E a essas pessoas, que se uniram para qualificar o atendimento em Cerro Azul, agradecemos pelo empenho e dedicação.

Audiência pública: População presente.

Audiência pública: População presente.

 

Promotora de Justiça de Cerro Azul Simone Berci Francolin

 

Promotora de Justiça do CAOP Saúde Caroline Chiamulera

 

Diretora do Departamento de Saúde de Cerro Azul:
prestação de contas à população

Assinatura da ata de encerramento do Programa SUSCOM+.

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem