O Programa SUSCOM+ foi criado com o objetivo de debater com a população as principais carências assistenciais em saúde e, de forma colaborativa, implementar estratégias para solucioná-las, envolvendo gestores das três esferas governamentais, conselheiros municipais de saúde, consórcios de saúde, Ministério Público, dentre outros atores locais e regionais.
A iniciativa, já executada em oito cidades (Cerro Azul, Medianeira, Rio Negro, Capanema, Maringá, Tijucas do Sul, Xambrê e Terra Roxa), tem demonstrado a heterogeneidade das adversidades que afligem as populações dos municípios paranaenses: umas de alta complexidade, que demandaram grandes arranjos interinstitucionais, e outras de simples solução, mas que fazem diferença para aqueles que se valem do Sistema Único de Saúde.
Em Terra Roxa, local em que ocorreu a mais recente reunião comunitária do SUSCOM+, as três principais questões mencionadas pelos presentes foram a melhoria na qualidade no atendimento, contratação de médicos ginecologista, obstetra e pediatra e o funcionamento 24h ou estendido da farmácia, tendo sido esta última eleita como prioridade para o aprimoramento da atenção básica.
Foi, na ocasião, firmado Termo de Compromisso entre o MPPR e o gestor municipal para o atendimento do quanto pleiteado pelos munícipes. Findo o prazo acordado, anunciou-se, em reunião devolutiva - ato previsto como forma de prestar contas à população - que a farmácia municipal está funcionando desde julho em novo horário, das 7h ao 12h e das 13h30 às 22h30.
Importante destacar que, a despeito de não ser sido compromissado, a administração local – sensível ao clamo popular – noticiou na solenidade a contratação de pediatra e a existência de procedimento para que médicos nas especialidades de ginecologia e obstetrícia passem a prestar atendimento na cidade de Terra Roxa, assegurando-se, assim, maior qualidade na assistência à saúde dos usuários do SUS.
Confira as fotos:


