• Caop Saúde Pública

Edição nº 1073 - 21 de novembro de 2019

Edição nº 1073 - 21 de novembro de 2019

Regionalização da saúde no MP: Pró-Conselho em Chopinzinho

O programa Pró-Conselho, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do Ministério Público do Paraná, desde 2017 busca aperfeiçoar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde, valendo-se de metodologias participativas para promover o debate e, também, a troca de experiências entre conselheiros, gestores públicos e promotores de Justiça da região.

O último encontro do programa, realizado em 19/11/19, em Chopinzinho,  teve como pauta "A Atenção Básica como ordenadora do cuidado na atenção materno-infantil" e os "Termos de Compromisso de Gestão - TCG", exposições proferidas, respectivamente, pela representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Leila Pilonetto e pela médica sanitarista Margarete Solá Soares, do CAOP Saúde. O promotor de Justiça de Chopinzinho, Willian Rafael Scholz, falou sobre as principais demandas em saúde enfrentadas na Comarca, expondo, assim, a visão do Ministério Público local.

Um dos pontos altos da reunião foi a experiência exitosa denominada "Gestante em Casa", apresentada pela Secretaria de Saúde de Chopinzinho. Através dela foram intensificadas rotinas de visitas domiciliares, qualificando as condições de saúde em relação ao binômio gestante-feto/puérpera-bebê, principalmente grávidas de risco. O resultado já apurado foi a neutralização de mortes evitáveis.

Em vista da relevância da matéria o "novo financiamento da Atenção Básica", atendendo a interesse dos presentes, inclusive da 7ª Regional de Saúde, foi agendada nova reunião para o dia 17/12/19, em Pato Branco, contando com a participação de todos os 15 municípios adstritos.

Vale lembrar que o Pró-Conselho já foi executado em vários pontos do Paraná, aos quais se soma, no conjunto, atualmente, a região sudoeste. No total são 24 municípios envolvidos e 1.200 participantes até o momento, sem computar o número de Colegas do MP que se fizeram presentes nestas oportunidades. O programa se consolida, portanto, como um importante vetor de disseminação de conhecimento, de forma compartilhada, com ativa participação do Ministério Público.

Confira as fotos:

 


A secretária de Saúde de Chopizinho, Vilmarize Buffon Fraron,
recepcionou os participantes do encontro.

 


O promotor de Justiça de Chopinzinho, Willian Rafael Scholz,
falou sobre as principais demandas de saúde da região.

 


Os representantes dos oito municípios presentes na reunião.

 


A médica sanitarista, do CAOP Saúde Pública, Margarete
Solá Soares, durante sua exposição sobre a atenção materno-infantil
na perspectiva da atenção básica.

 


Público presente no encontro.

 


A médica Deize C. S. Cenci e a enfermeira Lídia P. Simionato
apresentando a experiência exitosa "Gestante em Casa", 
de iniciativa do município de Chopizinho.

 


O diretor da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nesello,
falando à plenária.

 


Comissão organizadora do 4º módulo do Programa
Pró-Conselho de Chopinzinho.

 
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem