• Caop Saúde Pública

Edição nº 1077 - 16 de janeiro de 2020

Edição nº 1077 - 16 de janeiro de 2020

O MPPR concluiu a 7ª edição do Programa SUSCOM+, no município de Xambrê

O CAOP Saúde e a Promotoria de Justiça de Xambrê, representada pela promotor de Justiça Mario Augusto Drago de Lucena, concluiu, no útimo dia 11 de dezembro, a 7ª edição do Programa SUSCOM+, Participação da Comunidade na Construção da Atenção Básica do SUS.

Em 25 de abril, a população de Xambrê elegeu, como prioridade coletiva para atuação da gestão local na construção da atenção básica, "maior agilidade na realização de exames, especialmente os de raio-x, eletrocardiograma, ultrassonografia, endoscopia e ressonância magnética"

Decorridos oito meses, o gestor local e o Consórcio Intermunicipal de Saúde - CISA-Amerios apresentaram, em reunião devolutiva, prestação de contas à população.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Xambrê, Altair Rosa, além de ajustes nos fluxos de encaminhamentos de pacientes nas rede de saúde local e do consórcio, houve acréscimo de recursos para a contratação, via consórcio, de mais vagas para a realização de exames. Com tais medidas, em poucos meses já foi possível aferir significativa redução das filas de espera.

O Promotor de Justiça Mario Augusto avaliou que "o SUSCOM+ foi uma experiência única, que gerou frutos e deu-nos uma sensação de verdadeira efetividade de nosso mister. Ouvir a população, perceber os seus anseios, correr atrás deles com o escopo de concretizá-los e concluir que andamos a passos largos, sinceramente 'não tem preço'. O sentimento de pertencimento à causa, da equipe, dos diversos atores e da população eclodiu. Dos questionamentos e colocações que as pessoas fizeram no restaurante, nas redes sociais, no gabinete, podemos notar que elas entenderam que existe alguém, uma instituição, que realmente se preocupa com elas. Perceberam que têm voz e vez.

O programa nos proporcionou exercer a empatia com aqueles para quem temos e devemos que prestar contas. E o fizemos na última reunião. Contamos resumidamente os procedimentos que instauramos, as medidas que tomamos e os resultados obtidos, não sem demonstrar que estes só foram alcançados graças a uma relação horizontalizada entre todos os entes, com conversas francas, ouvido atento e apenas um objetivo: dar respostas concretas à comunidade. Isto foi fundamental, trouxe credibilidade. Aqueles que já não acreditam mais em quase nada, passaram a acreditar. Nova demanda já surgiu do que se deduz o sucesso da iniciativa e o desejo do povo de repeti-la. Faremos, com certeza, afinal senti-me mais promotor do que nunca."

 

Confira as fotos:


População presente na reunião comunitária devolutiva.

 


O Promotor de Justiça Xambrê Mário Augusto Drago de Lucena
apresentando as ações realizadas pela Promotoria acerca das prioridades em
saúde apontadas pela população.

 


Servidores do município presentes na reunião.

 


O Secretário Municipal de Saúde Altair Rosa prestando contas à população
sobre as medidas tomadas e resultados obtidos.

 

População presente na reunião comunitária devolutiva.

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem