• Caop Saúde Pública

Edição nº 1080 - 21 de fevereiro de 2020

Edição nº 1080 - 21 de fevereiro de 2020

Cuidados paliativos, ainda uma fronteira.

Cuidados paliativos são "abordagens em saúde que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares de pacientes que enfrentam doenças que ameacem vida, com o objetivo de prevenir e aliviar os sofrimentos físicos, psíquicos, sociais e espirituais, por meio da identificação precoce, avaliação e tratamentos corretos em consonância com os preceitos da Organização Mundial da Saúde – OMS".

Para sistematizar a organização dessas práticas, a Comissão Intergestores Biparte (CIT) editou a Resolução nº 41, de 31 de outubro de 2018 (clique para acessar), de modo a integrá-las na Rede de Atenção à Saúde "à luz dos cuidados continuados integrados"1, como no caso de pacientes com câncer, Alzheimer e Parkinson.

O conceito introdutório que abre essa nota é encontrado na recente Lei Estadual nº 20.091/2019 (clique para acessar), que instituiu, no Paraná, a rede de cuidados paliativos, com vistas a garantir qualidade de vida à pessoas portadoras de doenças graves, em estágio avançado. 

Ela dispõe que os sistemas público e privado de saúde deverão se preparar para a oferta de melhores condições de assistência a esses pacientes, independentemente do local onde estejam recebendo atenção, quer seja "em hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, pronto atendimentos, instituições de longa permanência, outros locais de atendimento à saúde" e até mesmo em caráter residencial.

Para assegurar a execução desses serviços, a Secretaria de Estado da Saúde investirá na capacitação de profissionais e na implantação de novas equipes especializadas.

Outro exemplo de boa prática voltada a esse público foi a inaguração, no início desse ano, em Curitiba, da primeira unidade de cuidados paliativos do sul do Brasil, que promove atendimentos prioritariamente para pacientes do SUS, o Hospice Erasto Gaerter.

__________________________
1Resolução nº 41, de 31 de outubro de 2018, art. 1º.

Crédito pela imagem: Photo created by rawpixel.com - www.freepik.com

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem