• Caop Saúde Pública

Edição nº 1090 - 22 de agosto de 2020

Edição nº 1090 - 22 de agosto de 2020

O CAOP Saúde participa de reunião com promotores de Justiça que atuam na macrorregião norte de saúde da SESA/PR

O Paraná é um estado diversificado em aspectos geográficos, em ocupação territorial e, também, no seu desenho demografico. Essa distinção se reflete diretamente nas necessidades em saúde da população e, como consequência, na distribuição dos equipamentos sanitários entre as vinte e duas Regionais de Saúde/SESA-PR.

A oferta de serviços de saúde de alta complexidade foi um dos assuntos abordados em reunião que ocorreu nesta semana (17/08) entre o CAOP Saúde e os promotores de Justiça que atuam na área da macrorregional norte da SESA/PR (Londrina).

Há receio de que, com o avanço da Covid-19 para os municípios do interior, somado à prevista desativação de leitos de UTI e de enfermagem exclusivos para o tratamento da doença, fato recentemente noticiado pelo Estado, gerem desassistência.

O aumento dos indicadores de contágio na macrorregião, segundo relatado, foi alavancado pela transmissão entre trabalhadores de empresas frigoríficas, o descompasso e não fundamentação das medidas de flexibilização entre os municípios, bem como a falta de conscientização sobre a importância do distanciamento social e do uso de máscaras e álcool por grande parte da população.

Os participantes do encontro também discutiram cenários e as várias opções para o enfrentamento das questões de forma integrada, destando-se o protagonismo da Atenção Básica para assegurar medidas preventivas, incrementar o rastreamento de casos e proporcionar cuidados essenciais aos usuários acometidos pela doença, de modo a evitar a hospitalização.

Participaram da reunião virtual os Colegas: Amanda Ribeiro dos Santos (Jaguapitã), Ana Maria de Oliveira Santos (Bela Vista do Paraíso), Angela Maria Mailan Zamariam (Assaí), Danillo Paz Leme (São Jeronimo da Serra), Diego Freitas Rodrigues dos Santos (Bela Vista do Paraíso), Karina Freire Gonçalves de Almeida (Curiúva), Leda Barbosa Lorejan (Arapongas), Patricia Cristina Schmidt Grili Macedo (Rolândia), Susana Broglia Feitosa de Lacerda (Londrina) e Thadeu Augimeri de Goes Lima (Cambé). Pelo CAOP, Marco Antonio Teixeira, Michelle Ribeiro Morrone Fontana e Daniel Pedro Lourenço.

 
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem