• Caop Saúde Pública

Edição nº 1097 - 14 de outubro de 2020

Edição nº 1097 - 14 de outubro de 2020

Quem votará no SUS?

A “Carta da Saúde Pública à População a aos Candidatos e Candidatas às Eleições Municipais no Brasil”, elaborada pelo Conselho Nacional de Saúde, no último dia 25.9, busca evidenciar a consolidação do SUS como um dos eixos centrais das eleições municipais de 2020.

Na Carta, o CNS apresenta um conjunto de propostas e orientações aos candidatos, bem como oferece elementos e sugestões para que a população oriente seu voto para aqueles que, de fato, se comprometam com as seguintes pautas:

- promoção da saúde defendendo financiamento adequado e suficiente;

- promoção da saúde das(os) trabalhadoras(es) do SUS;

- promoção das redes de saúde, a ação interfederativa e a gestão pública;

- promoção da equidade e intersetorialidade;

- promoção da participação comunitária e do controle social; e

- promoção da saúde das mulheres.

A intenção, ainda, é que os conselhos municipais e estaduais de saúde e demais entidades que atuam em defesa do SUS utilizem o instrumento como subsídio para realização de debates com os candidatos e pleiteiem a assunção, por eles, de compromissos para a valorização e crescimento do Sistema.

Para acessar o documento, clique aqui

__________________
Crédito pela imagem: https://alexismadrigal.jusbrasil.com.br/artigos/474890287/voto-no-brasil-democracia-ou-obrigatoriedade

Distanciamento social em queda

O número de pessoas que praticaram isolamento rigoroso teve queda de 2 milhões da primeira para a segunda semana de setembro, passando de 37,3 para 35,3 milhões.

Já os que afirmaram ter reduzido o contato, mas continuaram saindo ou recebendo visitas aumentou em 2,5 milhões. São 83,2 milhões de pessoas adotando esse comportamento mais flexível em relação ao distanciamento social.

Os dados são da edição semanal da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada em 2.10, pelo IBGE.

Fonte: PNAD /COVID-19 - IBGE

 
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem