• Caop Saúde Pública

Edição n 1107 - 30 de dezembro de 2020

Edição n 1107 - 30 de dezembro de 2020

Ações atualizadas para enfrentamento da Covid-19 nos municípios

Considerando a atual situação de agravamento da epidemia da Covid-19 em todo o país, especialmente, em decorrência do verão e das confraternizações de fim de ano, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) publicou o Boletim do Observatório Covid-19, referente às semanas epidemiológicas 48 e 49 (de 22.11 a 5.12), em que se destaca a necessidade de se reforçar a infraestrutura hospitalar e intensificar ações de atenção primária integrada à vigilância em saúde.

O documento apresenta importantes apontamentos aos agentes públicos municipais em matéria intitulada Recomendações aos prefeitos e prefeitas - a importância de uma abordagem populacional, territorial e comunitária para enfrentar a Covid-19 nos municípios brasileiros”. Tais observações também podem servir de roteiro, no que for cabível, para os membros do Ministério Público com ofício em saúde pública.

O texto propõe o foco em três grupos de ações estratégicas:

1) contenção do crescimento de casos e óbitos por Covid-19 com ações de prevenção de riscos;

2) organização de ações de saúde e intersetoriais, a partir de uma abordagem populacional, territorial e comunitária, envolvendo a Atenção Primária à Saúde (APS);

3) preparação para as campanhas de vacinação.

Com o advento de novos administradores em todo o estado do Paraná (fruto dos resultados das últimas eleições), mais imprescindível se torna a participação do MP nos esforços comunitários de mitigação dos efeitos da Sars-CoV-2. É importante que, na medida do possível, haja um processo de soluções coletivas em cada município para que se alcance resultados favoráveis relativos a diminuição de casos e óbitos. O diálogo institucional com o Poder Executivo e com os gestores municipais da saúde pode resultar numa combinação benéfica, sobretudo se se atingir o convencimento da sociedade sobre práticas protetivas e nela desenvolver os sentimentos de solidariedade e de pertencimento em relação ao Sistema Único de Saúde.

 

Clique para ler o Boletim, na íntegra

 

 

Foto: Luiz Costa - SMCS/Curitiba

 
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem