• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 516

Na pele

 

 

NA PELE

 

 

O Ministério da Saúde, através das Secretarias de Atenção à Saúde e de Vigilância em Saúde, editou a Portaria Conjunta nº 25, de 26/3/09, que define ações de controle da hanseníase para orientação de gestores, gerentes e profissionais da área.

 

Objetiva a nova regulação fortalecer as ações de vigilância epidemiológica da doença e dispor sobre uma melhor organização da rede de atenção integral, priorizando a comunicação, educação e mobilização social. Para tal, colaciona instruções técnicas e indicadores de monitoramento.

 

Sendo a hanseníase, sabidamente, uma das mais recorrentes enfermidades do rol conhecido como "doenças da pobreza" no Brasil, que tem a segunda maior incidência da moléstia no mundo, é ela objeto de programa de atenção desenvolvido no Ministério Público do Paraná (Procedimento de Acompanhamento e Verificação nº 254/08, em trâmite no CAO), envolvendo aproximadamente 250 municípios.

 

O novo instrumento aglutinará maior amplitude às nossas ações, na medida em que pauta condutas e responsabilidades, reforçando, desta forma, a missão institucional em matéria sanitára, à luz da matriz ideológica do SUS.

 

Leia a Portaria clicando aqui.

 

 

 

© Atualização - Damtom G P Silva ( dansilva@mppr.mp.br )

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem