• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 592 - 02/03/2010

 

CORREIO DA SAÚDE

 

MODERNOS MATADOUROS

i) A Folha de São Paulo, edição de 16/2/10, na coluna de João Pereira Coutinho, traz interessante matéria intitulada "Matadouros", em referência a artigo publicado na revista americana 'The Atlantic' acerca de organização, situada na Suíça, denominada Dignitas, que promove uma espécie de "suicídio assistido" de pessoas interessadas em dar fim à própria vida.

Trata-se de um verdadeiro "turismo suicida", eis que interessados de todo o mundo procuram os "serviços" da empresa. Cerca de mil deles já contrataram seus préstimos e outros 6 mil (consta que vários brasileiros, entre eles) aguardam a vez por sua morte "limpa e indolor".

O modus operandi é assim destacado: "O horror começa na natureza "industrial" das matanças. O cliente chega. É instalado em quarto da empresa. No dia combinado, e na hora estabelecida, é levado para uma divisão apropriada, onde recebe uma mistura química que vai neutralizando os seus sinais vitais."

Sustenta-se, na entidade, que o suicídio seria o último direito humano.

Leia aqui o artigo.

ii) Vale a pena relembrar que ocorrerá amanhã, dia 3/2/10, a partir das 14 horas, a webconferência "Atuação do Conselho Municipal de Saúde", transmitida via endereço eletrônico da ESPP (www.escoladesaude.pr.gov.br). Assista, faça os seus comentários, divulge o acontecimento. Ele é de nosso interesse institucional.
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem