• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 608 - 11/05/2010

CORREIO DA SAÚDE

 

AS MULHERES QUE MORREM ANTES

A Folha de São Paulo (25/4/10), publicou artigo do médico epidemiologista e gerente de prevenção da OPAS em Washington, Jarbas Barbosa da Silva Júnior, intitulado "Mitos e verdades sobre as doenças crônicas" em que esclarece que as ações de promoção da saúde e redução de riscos, aliadas ao diagnóstico precoce, são importantes elementos de prevenção e redução da mortalidade.

E esclarece mais. É um grande equívoco mencionar que as doenças crônicas são doenças típicas de "ricos". Os países em desenvolvimento devem se comprometer com a adoção de providências para minimizá-las.

Menciona-se, a propósito, o índice da ocorrência de mortes por câncer nos EUA e Canadá, de 2,5 por grupo de 100 mil mulheres, referencial cinco vezes menor do que o verificado na América Latina.

Outra constatação: 80% das mortes por doenças crônicas atinge pessoas de baixa e média renda, porque as pessoas pobres e carentes de instrução são menos alertadas acerca dos fatores de risco inerentes. Diz Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios, que 25,3% das mulheres com mais de 40 anos, nunca fizeram uma mamografia. Essa média nacional, entretanto, esconde desigualdades importantes. Entre mulheres com renda maior que cinco salários-mínimos, 18,9% nunca fizeram esse exame. Porém, entre as de renda inferior a 1/4 do salário-mínimo, esse percentual é de 71,2%. Esse mesmo padrão iníquo repete-se em todos os exames preventivos para doenças crônicas, na maioria dos países da América Latina.

A percepção de desigualdades como essas, mutiladoras de direitos e da própria vida, é papel constitucional do Ministério Público que atua em saúde pública, incumbindo-lhe obstinado enfrentamento até o limite mais translato de nossas atribuições.

Leia o artigo aqui.

 

Matérias relacionadas: (link interno)
»  Correios da Saúde (índice)

Referências: (links externos)
»  Mitos e verdades sobre as doenças crônicas
    Artigo de Jarbas Barbosa da Silva Júnior

»  Eco Debate

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem