• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 616 - 15/06/2010

CORREIO DA SAÚDE

 

CONFLITOS ÉTICOS

"Quase metade dos médicos receita o que fábrica indica: quatro a cada cinco médicos recebem visita de representantes comerciais de laboratórios farmacêuticos". E o pior, quase a metade deles (48%) prescreve os medicamentos desses fabricantes. Em se tratando de equipamentos médicos hospitalares, 71% acatam as indicações da indústria. (Folha de São Paulo, 31/07/10)

Os dados são originados de pesquisa feita pelo CRM-SP.

Em outra sondagem, realizada pelo Datafolha, 93% dos médicos afirmam ter recebido benefícios ou pagamento dos fabricantes, em valores de até R$ 500,00 e outros 37% ganharam brindes de maior valor, como viagens para congressos internacionais.

O CRM afirma que um terço dos médicos mantém uma "relação contaminada com a indústria farmacêutica e de equipamentos, que ultrapassa os limites éticos". E acentua: "na troca de favores, o médico pode receitar um medicamento que tenha a mesma eficácia que o concorrente, mas que custa mais".

O cardiologista Bráulio Luna, coordenador de pesquisa do Conselho, em relação aos processos de atualização científica, avalia que com a internet o acesso a informações médicas está se universalizando. Desta forma, acentua, "essa conversa de que médico tem que ir para congresso no exterior para se atualizar é balela. Ele vai é para fazer turismo".

Anote-se que o novo Código de Ética Médica, em vigor desde 13/04/10, em seu art. 69, proíbe a obtenção de vantagem pelo encaminhamento de procedimentos e pela comercialização de medicamentos cuja compra decorra de influência direta em virtude de sua atividade profissional.

Clique aqui para ler a matéria jornalística.

 

Matérias relacionadas: (link interno)
»  Correios da Saúde (índice)
»  Novo Código de Ética Médica

Referência: (link externo)
»  Quase metade dos médicos receita o que fábrica indica
    (Notícia - Folha de São Paulo, 31/07/10)

Download:
»  Novo Código de Ética Médica (com índice remissivo)
    [formato: PDF - tamanho: 528KB]

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem