• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 618 - 22/06/2010

CORREIO DA SAÚDE

 

SALA DE SITUAÇÃO EM SAÚDE

O Ministério da Saúde, através da Secretaria Executiva e Coordenação Geral de Planejamento, disponibiliza, para consulta pública, um importante instrumento de informações em saúde. São dados organizados e consolidados de forma executiva e gerencial, originários de bases oficiais de entidades governamentais.

O objetivo é divulgar, em um só local, informações com abrangência nacional, organizadas em recorte territorial por regiões geográficas, regiões prioritárias de atuação, estados ou municípios, permitindo análise sobre o desempenho da atuação do gestor público e as condições de saúde da população.

A consulta permite a visualização de indicadores de saúde e sua evolução, proporcionando uma forma ágil de intervenção, interpretação científica e participação social.

Além das condições de saúde da população brasileira, o acervo traz o fluxo de recursos financeiros e as principais coberturas de atenção. A abrangência se subdivide em quatro módulos estruturais: socioeconômico [1], ações em saúde [2], situação de saúde [3] e gestão em saúde [4].

 

Consulte, aqui, a Sala de Situação em Saúde e veja os dados dos municípios da sua comarca.

 

Notas do texto:

[1]   Apresenta aspectos socioeconômicos, demográficos e territoriais que permitem identificar a situação conjuntural estadual e municipal. Apresenta dados políticos de estados e municípios brasileiros, bem como as representações no Poder Legislativo e sua atuação na área da saúde, por meio de emendas e convênios.

[2]   Aborda os resultados alcançados pelas principais linhas de atuação do Ministério da Saúde. Mostra, por exemplo, dados sobre cobertura, número de equipes de Saúde da Família e outras informações temáticas relevantes à atenção primária.

[3]   Disponibiliza indicadores epidemiológicos e operacionais relacionados a doenças e agravos caracterizados como problema de saúde pública de abrangência nacional. Auxilia na elaboração de análises contextuais utilizadas na formulação de políticas e na avaliação de intervenções específicas no campo da saúde.

[4]   Mostra a execução orçamentária do Ministério da Saúde, por unidade orçamentária e programas e ações. Informa os limites financeiros para empenho, por fontes de recurso. Detalha a situação de convênios e apresenta as transferências fundo a fundo, particularizando os repasses financeiros. Exibe informações sobre estabelecimentos e profissionais de saúde em atuação no SUS. Apresenta indicadores de processo e resultados do monitoramento do Pacto pela Saúde. Disponibiliza os dados referentes ao processo de gestão, à descentralização e ao controle social.

 

Matérias relacionadas: (link interno)
»  Correios da Saúde (índice)

Referência: (link externo)
»  Sala de Situação em Saúde

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem