• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 628 - 29/07/2010

CORREIO DA SAÚDE

 

DESVIO

O MPF de Pernambuco ofereceu denúncia contra integrantes de uma bem articulada quadrilha que desviava medicamentos e materiais hospitalares de unidades do SUS, naquele Estado.

Alguns denunciados foram presos preventivamente na "Operação Desvio", desencadeada em conjunto com a PF e a ANVISA, para apuração da prática de peculato, receptação qualificada e formação de quadrilha.

Foram identificadas grandes quantidades de medicamentos e equipamentos desviados para empresas de comércio varejista, obtidos ilicitamente por funcionários e prestadores de serviços de hospitais públicos.

Entre os diversos tipos de fármacos, encontram-se alguns integrantes do componente especializado da assistência farmacêutica, listados na Portaria MS nº 2.048, de 3 de setembro de 2009, adquiridos com recursos do Ministério da Saúde, tais como Lipitor (Atorvastatina), Cipro (Ciprofloxacina), Formocaps (Formoterol), Pulmicort (Budesonida), Rebif e Avonex (Betainterferona).

Como resultado imediato da operação, os medicamentos apreendidos foram prontamente devolvidos aos hospitais de onde foram retirados, minimizando o prejuízo causado ao SUS.

As denúncias estão disponíveis no Banco de Petições do CAO.

 

Matérias relacionadas: (link interno)
»  Banco de Petições (índice)
»  Correios da Saúde (índice)

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem