• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 671 - 10/03/2011

CORREIO DA SAÚDE

 

MAIS UMA MUDANÇA, SEM O CONTROLE SOCIAL

Com o objetivo de estabelecer Diretrizes para a Organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS, o Ministério da Saúde editou a Portaria nº 4.279, em 30/12/10. O documento preconiza a adoção de estratégias para superar a atual fragmentação da atenção e gestão nas regiões de saúde, buscando-se assegurar aos usuários maior efetividade dos serviços públicos de saúde.

Reconhece o texto que a organização da atenção e da gestão do SUS se caracteriza por intensa fragmentação de serviços, programas, ações e práticas clínicas.

O documento está organizado da seguinte forma: justificativa abordando por que organizar rede de atenção à saúde, os principais conceitos, fundamentos e atributos da rede de atenção à saúde, os elementos constitutivos da rede, as principais ferramentas de microgestão dos serviços e, diretrizes com algumas estratégias para a implementação da rede de atenção à saúde.

Registre-se que, no novo discurso administrativo, que, pela sua natureza, tende a ser estrutural, não há menção à eventual consulta ao Conselho Nacional de Saúde, o que seria de todo útil e devido.

 

Clique aqui para abrir o documento.

 

Matérias relacionadas: (link interno)
»  Correios da Saúde (índice)

Referência: (link externo)
»  Portaria MS nº 4.279/2010, de 30 de dezembro de 2010

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem