• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 689 - 15/06/2011

RAIOS X

Um amplo estudo foi realizado pelo Ministério da Saúde, publicado em dezembro de 2010, intitulado “Uma análise da situação de saúde e da agenda nacional e internacional de prioridades”.

Nele se retrata como nascem, crescem, adoecem e morrem os brasileiros. Foi produzido por 46 autores de diversas instituições, entre elas o próprio Ministério da Saúde, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo e mais seis universidades públicas.

O documento aborda a saúde reprodutiva, o perfil da mortalidade no Brasil, doenças transmissíveis, panorama da violência e dos acidentes e o cenário das doenças crônicas não transmissíveis.

Foram incluídos destaques para itens especiais como malária, dengue, influenza, hanseníase, tuberculose, HIV/aids e desnutrição infantil.

A matéria foi divulgada na revista RADIS, de março de 2011.

Recomenda-se vivamente sua leitura, pois da apreensão dos impactos expostos pode-se alcançar melhores teores de compreensão sobre realidades, em saúde pública, que são trazidas, em caráter individual, cotidianamente ao Ministério Público. A partir daí, podemos exercer melhores escolhas técnicas a respeito de cada caso.

Acesse o material aqui.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem