• Caop Saúde Pública

Dados Sanitários

MINISTÉRIO DA SAÚDE

•  CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
O  CNES automatiza todo o processo de coleta de dados feita nos estados e municípios sobre a capacidade física instalada, os serviços disponíveis e profissionais vinculados aos estabelecimentos de saúde, equipes de saúde da família, subsidiando os gestores (MS, SES, SMS, etc.) com dados de abrangência nacional para efeito de planejamento de ações em saúde.
Apresenta toda a infra-estrutura de serviços de saúde bem como a capacidade instalada existente e disponível no país.

SAGE - Sala de apoio à Gestão Estratégica
A Sala de apoio à Gestão Estratégica (SAGE) disponibiliza informações de saúde, especialmente das redes de atenção à saúde prioritárias, acompanhamento das metas, repasses, coberturas e indicadores epidemiológicos e operacionais das ações e programas para a tomada de decisão, gestão e geração de conhecimento pelos estados e municípios

 •  SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde
É um sistema disponibilizado pela internet que tem por objetivo apurar as receitas totais e os gastos em ações e serviços públicos de saúde.
Percentual de recursos próprios aplicados em saúde, conforme a EC-29. Estado e municípios

 •  DATASUS / TABNET - Informações de Saúde
O DATASUS disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de programas de ações de saúde.

 •  DAB/MS - Departamento de Atenção Básica
A Nota Técnica foi elaborada com o objetivo de fornecer a situação de implantação e de recursos financeiros dos programas estratégicos do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS).

Contém informações sobre: transferências financeiras do PAB Fixo e Variável, Cobertura e implantação de Equipes de Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família, Saúde Bucal, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Programa Brasil Sorridente, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, Programa Telessaúde Brasil Redes, Equipes de Consultório na Rua, Programa de Requalificação das UBS, Programa Melhor em Casa, Programa Saúde na Escola, Condicionalidades do Programa Bolsa Família.


 •  E-GESTOR - Informações e Gestão da Atenção Básica
Plataforma de acesso a dados e relatórios públicos em saúde. Reune os sistemas: Suplementação de Vitamina A, Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB), Programa Saúde na Escola (PSE), Equipamentos para ESB, Sistemas de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).
 

•   SISAB - Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica
Sistema de informação da Atenção Básica vigente para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica, substituindo o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). O SISAB integra a estratégia do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) denominada e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), que propõe o incremento da gestão da informação, a automação dos processos, a melhoria das condições de infraestrutura e a melhoria dos processos de trabalho.

•  FNS - Fundo Nacional de Saúde
Instituído pelo Decreto Nº 64.867, de 24 de julho de 1969, como um fundo especial, o Fundo Nacional de Saúde é o gestor financeiro dos recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), na esfera federal.
No site do FNS é possível consultar as transferências de recursos federais para o estado e municípios.

•  Calendário Nacional de Imunização - Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)

      Prematuro
      Criança – 0 a 10 anos
      Adolescente – 11 a 19 anos
      Gestante
      Adulto – 20 a 59 anos
      Idoso – mais de 60 anos
      Ocupacional
      Pacientes Especiais
      Calendário único: do nascimento à terceira idade
      Calendário SBIm - Do nascimento aos 19 anos
      Calendário SBIm - Dos 20 anos à terceira idade

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem