• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 697 - 08/08/2011

3 NOVAS ÁREAS DE ATUAÇÃO NA MEDICINA

Através da Resolução nº 1973, de 1º/8/11, o Conselho Federal de Medicina aprovou a inclusão de três novas áreas de atuação reconhecidas na profissão: medicina do sono, paliativa, tropical.

"Áreas de Atuação" são ramos da especialidade médica em que o residente recebe treinamento adicional específico.

Compreendem, respectivamente; a Medicina do Sono, as especialidades de otorrinolaringologia, neurologia, psiquiatria e pneumologia; a Medicina Paliativa, as especialidades de clínica médica, cancerologia, geriatria e gerontologia, medicina de família e comunidade, pediatria e anestesiologia; e a Medicina Tropical, a especialidade infectologia.

Destaque-se a Medicina Tropical abranger o estudo e tratamento de doenças da pobreza, como malária, febre amarela, dengue, esquistossomose e leishmaniose, típicas de regiões tropicais e recorrentes no país.

Recorde-se que a implantação de novas especialidades, áreas de atuação e concessão de títulos em medicina, no Brasil, somente podem ser estabelecidos em decisão conjunta do Conselho Federal, Associação Médica Brasileira e Comissão Nacional de Residência Médica.

Leia aqui a íntegra do ato normativo e a lista atualizada de especialidades e áreas de atuação.
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem