• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 726 - 10/02/2012

Dengue: Melhoria nos Índices

Através de ofício encaminhado ao CAO Saúde, a SESA PR informa que em 2011 ocorreu uma significativa redução dos casos de dengue no Estado.

Trabalho Conjunto e Participação do MP Refletiram no Resultado.

A informação oficial dá conta de que houve um decréscimo de 90,4% dos casos da doença. Os dados estão no Informe Técnico nº 33, da Superintendência de Vigilância em Saúde da SESA.

Também houve uma melhoria no sistema de notificação de casos suspeitos, com um aumento de 0,5%, o que representa melhor atenção às pessoas eventualmente infectadas, por parte do Sistema Único de Saúde.

Uma das inovações foi a implementação do Comitê Gestor Estadual Intersetorial de Controle da Dengue (do qual participa o Ministério Público como observador, através do CAO), órgão colegiado que realiza intenso trabalho, inclusive junto à sociedade civil organizada, melhorando sobremaneira a sistemática de acompanhamento e implementação das ações de prevenção e combate à moléstia nos municípios.

Não obstante, e conforme listagem encaminhada ao MP pela Secretaria da Saúde, ainda existem 16 municípios com risco de epidemia e que necessitam de acompanhamento. Às respectivas Promotorias de Justiça serão reportadas, individualmente, as referidas solicitações, dando-se, assim, continuidade ao trabalho desenvolvido.
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem