• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 731 - 22/03/2012

Edição nº 731 | Curitiba, 22 de março de 2012

uma opinião

" 70% dos problemas de saúde estão relacionados aos DSS, ou seja, ao fato de se ter ou não acesso a saneamento básico, educação, trabalho etc". (Bernardo Kliksberg, economista, professor da Universidade de Buenos Aires, Revista Radis Comunicação e Saúde, nº 113, jan. 2012, p. 15)

uma frase

"Quem não é contado não conta" (Carmen Amela Heras, diretora geral de saúde pública e ministra da Saúde da Espanha, referindo-se às populações invisíveis nos sistemas de monitoramento e medição na conferência "Monitorando o Progresso: Medição e Análise para Apoiar Políticas sobre os Determinantes Socias da Saúde", realizada de 19 a 21/10/11).

mais recursos para a saúde no paraná

Novamente o MP PR obtém decisão judicial antecipando os efeitos da tutela para ver cumprida a EC-29.

Ela foi proferida na ACP ajuizada contra o Estado do Paraná, subscrita pela P.J. de Proteção à Saúde Pública de Curitiba Juliana Andrade da Cunha. Trata-se, agora, do orçamento do ano de 2010. O Estado aplicou somente 8,41%, em vez dos 12% constitucionalmente previstos.

Em decorrência, foi determinado o depósito mensal de 1% da dívida orçamentária total constatada em perícia (montante final de R$ 498.475.813,54), em favor do Fundo Estadual de Saúde.

O processo tramita na 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital e a petição inicial está disponível no banco de idéias do CAO.


quanto vale uma vaca japonesa

Segundo dados oficiais, 35% das mortes de crianças no mundo podem ser imputadas à desnutrição, “relacionada com acordos de livre comércio”.

Subsídios dados pelos países do Norte aos seus produtores de alimentos fazem com que países pobres importem esses produtos e vendam suas terras a empresas transnacionais do setor.

Como exemplo, o Japão oferece à sua indústria de laticínios 2,6 mil dólares por vaca, anualmente. “Por que uma vaca japonesa desfruta de uma renda anual cinco vezes maior do que a de um cidadão africano, que ganha em média 500 dólares por ano?”, indaga David Sanders, diretor fundador da Escola de Saúde Pública da Universidade de Western Cape (África do Sul).

Leia mais no título "Contra as iniquidades, o cuidado desde o nascimento", publicada na Revista Radis Comunicação e Saúde, clicando aqui.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem