• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 733 - 04/04/2012

Edição nº 733 | Curitiba, 4 de abril de 2012

uma frase

"Grande parte de desempenho da gestão consiste em acreditar que é possível" (Beatriz Figueiredo Dobashi, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde-CONASS)

um indicador

"O Estado brasileiro gasta 3,7% do seu PIB com saúde - percentual um terço mais baixo que a média mundial (5,5 do PIB)" (Organização Mundial de Saúde-OMS)

uma pergunta

Com o financiamento que tem, o SUS não é viável?

Não, nem com o financiamento, nem como modo mercado nem com esse Estado que está aí que nem passou por reforma democrática. Esse Estado é um Estado paternalista, burocratizado e, como todos sabem, centralizado, quer dizer, é um Estado que está construindo outra política pública nesses 20 anos. A nossa política pública vitoriosa dos anos 1980 é subalterna e marginal hoje.

(em entrevista com Nelson Rodrigues dos Santos, Revista Consensus, nº 2, out-dez/12, p. 13)

Correio passa a ser encaminhado aos Conselhos de Saúde

O Correio da Saúde, hoje em sua 733ª edição, o que o identifica como o periódico de maior número de publicações do MP PR, passa a ser encaminhado, a partir de agora, aos Conselhos de Saúde do Paraná.

O objetivo principal é compartilhar, cada vez mais, assuntos de interesse comum entre o Ministério Público e o Controle Social no âmbito do SUS, além de transmitir informação atualizada em saúde (as edições anteriores podem ser consultadas aqui).

Sempre que for necessário atualizar endereço ou e-mail de Conselho Municipal ou sugerir novos destinatários, basta encaminhar solicitação para "saudemp@mppr.mp.br".

_________________

Imagem: Reunião do CES PR, em 30/3/2012. (CAOP Saúde Pública)

conselhos de saúde e mp se encontram

Aproxima-se a data de realização do III módulo do Curso Direito à Saúde, promovido pelo CAO, com a cooperação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPR, da Secretaria de Saúde do Paraná e do Conselho Estadual de Saúde.

Desta feita, com o tema “Controle Social e Ministério Público: Práticas e Desafios na Modernidade do SUS”, o evento irá acontecer em Curitiba, nos dias 24 e 25 de maio, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, e debaterá práticas jurídicas proveitosas em matéria de saúde pública, envolvendo o MP e os Conselhos Municipais de Saúde.

Tornar real maior interlocução entre esses atores pode contribuir na identificação de questões relevantes no dia a dia da saúde e propiciar, a partir daí, encaminhamentos práticos e soluções.

Serão convidados um representante de cada Conselho Municipal de Saúde.

Clique aqui para ver a programação. Em breve mais informações.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem