• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 738 - 09/05/2012

Edição nº 738 | Curitiba, 9 de maio de 2012

vício

"Somos viciados em séries históricas para programar as ações. Precisamos centrar o planejamento na real necessidade da população no momento" (Helvécio Magalhães, Secretário de Assistência à Saúde do MS)

sus: público ou estatal?

"Acho que o SUS nasceu estatal, o precursor é o Estado, só que o SUS não consegue ser público. Ele não é público sem conseguir ser Estado. Ele é Estado sem conseguir ser público". (Nelson Rodrigues dos Santos, professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas -Unicamp e consultor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems).

não perca!

Acontecerá, nos dias 24 e 25 de maio, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o III módulo do Curso Direito à Saúde, com o tema “Controle Social e Ministério Público: Práticas e Desafios na Modernidade do SUS”.

A iniciativa é do Centro de Apoio Operacional de Proteção da Saúde Pública, com a cooperação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, do MP PR, e também da Secretaria de Saúde do Paraná e do Conselho Estadual de Saúde.

Serão objeto de debates importantes questões práticas de saúde pública, envolvendo o MP e os órgãos de controle social, além de temas atuais, como a regulamentação da EC 29 (Lei Complementar Federal nº 141/11) e da Lei 8.080/90 (Decreto Federal nº 7.508/11). Os Colegas terão espaço próprio na programação para manifestar diretamente suas experiências, sugestões ou críticas sobre as matérias abordadas.

A PGJ, através da Resolução nº 1105/12, autorizou o comparecimento dos membros do MP, com o devido ressarcimento de despesas.

Veja aqui a programação do evento.


médicos no paraná


Pesquisa denominada Demografia Médica no Brasil, publicada em dezembro de 2011, revela a quantidade de profissionais registrados em cada uma das 53 especialidades existentes. Os números permitem visualizar a presença dos médicos de diferentes áreas, distribuídos nos 27 Estados da federação.

No PR, destacam-se alguns achados. Número total de médicos: 18.972; número de especialistas: 12.329; % de médicos em relação à região sul: 34,20; % de médicos em relação ao Brasil: 5,10; razão médico habitante (1.000 hab.): 1,82.

As especialidades com maior número de profissionais são: Anestesiologia: 1.088; Ginecologia e Obstetrícia: 1.406; Pediatria: 1.687. Com menor número são: Cirurgia da Mão: 9; Genética Médica: 3; Medicina Física e Reabilitação: 9.

Estes e outros dados estão disponíveis para consulta pública no "Atlas da Demografia Médica - Dados Gerais e descrições de desigualdades", no qual é possível saber, por exemplo, quantos médicos estão a serviço de cada grupo de 1.000 usuários exclusivos do SUS, assim como quantos estão disponíveis para o mesmo número de beneficiários de planos de saúde.

Clique aqui para abrir o estudo.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem