• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 750 - 05/09/2012

 

Edição nº 750 | Curitiba, 5 de setembro de 2012

cao saúde em guaíra

A reunião regional relativa ao projeto de interiorização das ações do CAO de Proteção à Saúde Pública, marcada para o dia 11/9, em Guaíra acontecerá nas dependências da Universidade Paranense (Unipar), Campus I, localizada na Rua Carlos Gomes, 558 - Centro, com início previsto para as 14 horas.

Serão abordados assuntos como atenção básica, consulta especializada, cirurgias eletivas, pactuação de AIH, atendimento a usuários do Mato Grosso do Sul e do Paraguai, e outros de interesse dos Colegas.

como terminamos

O Conselho Federal de Medicina editou a Resolução nº 1995, de 31 de agosto de 2012, que dispõe sobre as diretivas antecipadas de vontade dos pacientes. São estabelecidos critérios sobre o uso de tratamentos invasivos ou dolorosos em casos clínicos em que não não haja mais possibilidade de recuperação do doente, através de desejo previamente manifestado por ele sobre os cuidados que quer, ou não, receber no momento em que estiver incapacitado de expressar, livre e autonomamente, a sua vontade.

O ato é fundamentado, primordialmente, na premissa de que os atuais recursos tecnológicos da medicina permitem a adoção de medidas desproporcionais que prolongam o sofrimento do paciente em estado terminal, sem trazer benefícios, as quais podem ser antecipadamente rejeitadas pelo mesmo.

Para a operacionalização da medida, na prática, o médico registrará, no prontuário do paciente, as diretivas antecipadas de vontade que lhes foram diretamente comunicadas, as quais deverão prevaler sobre qualquer outro parecer não médico, inclusive sobre os desejos dos familiares.

Clique aqui para ler a Resolução CFM nº 1995/2012.

____________________

*Obs: A Lei Estadual nº 14.254, já previu, desde 2003, como direito do paciente usuário dos serviços de saúde a recusa a tratamento doloroso ou extraordinário para prolongamento da vida, bem como a escolha de uma mortre digna e serena, optando pelo seu local.


saúde em curitiba: debate entre os candidatos

O Conselho Regional de Medicina do Paraná irá promover uma série de encontros com os candidatos a prefeito de Curitiba para apresentação de suas propostas para a saúde pública.

Justifica a iniciativa como oportunidade de aclarar propostas, firmar compromissos e também estimular o debate em torno de ações políticas que possam representar avanços na atenção à saúde da população, comprovadamente uma das áreas de maior interesse da coletividade.

O cronograma prevê as seguintes datas e participantes:

10 de setembro: Rafael Valdomiro Greca de Macedo;

17 de setembro: Carlos Roberto Massa Júnior;

24 de setembro: Luciano Ducci; e

26 ou 27 de setembro (data a confirmar): Gustavo Bonato Fruet.

As reuniões vão ocorrer sempre das 20 às 21h, com 30 minutos para exposição dos candidatos e 30 minutos para perguntas conduzidas pelo CRM-PR. Sugestões podem ser enviadas previamente por e-mail (eventos@crmpr.org.br).

O debate terá transmissão em tempo real pela internet (www.crmpr.org.br).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem