• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 765 - 27/12/2012

Edição nº 765 | Curitiba, 27 de dezembro de 2012

conta gotas

  • Mortalidade materna cai 21% em 2011 no Paraná. 51,67 mortes maternas para cada 100 mil crianças nascidas vivas (em 2010 foram 67,7 mortes / 100 mil NV).
  • Os transplantes de coração, fígado e rim tiveram um aumento de 77% entre janeiro e agosto de 2012, comparado com o mesmo período do ano anterior. O Paraná saiu do 10º lugar e já ocupa a 4ª colocação em número de transplantes no país. Para transplantes de córnea, não há fila de espera no Estado.
  • Os 399 municípios paranaenses aderiram à rede Mãe Paranaense, lançada em maio de 2012.

mais cuidados em rede

O Ministério da Saúde editou um conjunto de 4 portarias dispondo sobre a Rede de Cuidados a Pessoas com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A PT 1.327 MS/SAS estabelece as Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down;

A PT 1.328 MS/SAS estabelece as Diretrizes de Atenção à Triagem Auditiva Neonatal;

A PT 1.329 MS/SAS estabelece a Diretriz de Atenção à Pessoa Amputada, e;

A PT 1.330 MS/SAS estabelece as Diretrizes de Atenção à Pessoa com Lesão Medular.

Visam os atos ampliar a integração e articulação dos serviços de reabilitação com a rede de atenção básica e outros pontos de atenção especializada e oferecer orientações às equipes multiprofissionais para o cuidado à saúde desses grupos de usuários.


obrigado

Grande colaborador para o levantamento de dados de funcionamento dos Conselhos Municipais de Saúde, conforme projeto da Comissão Permanente de Defesa da Saúde-COPEDS, órgão do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União – CNPG, foi o Conselho Estadual de Saúde-CES-PR, que, através de sua presidência e secretaria executiva procedeu aos necessários encaminhamentos junto aos Conselhos Municipais, orientando-os e estimulando-os a responder o questionário enviado pelo Centro de Apoio Operacional de Proteção à Saúde do MP PR.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem