• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 768 - 28/01/2013

Edição nº Edição nº 768 | Curitiba, 28 de janeiro de 2013

vem ou não vem?

O MPF-GO ajuizou ação com o fim de repatriar brasileira que sofreu um enfarte na Inglaterra em 2010 e, desde então, permanece internada em UTI naquele país. Para possibilitar seu retorno ao Brasil, o translado deve ser feito através de UTI aérea, sob o custo de aproximadamente R$ 260.000,00.
A Justiça Federal negou provimento ao pedido, considerando argumentos da AGU, dentre eles, o de que a saúde da brasileira em questão estaria sob a custódia do Estado inglês, recebendo, inclusive, tratamento de saúde superior ao que é oferecido pelo SUS.
O MPF interpôs recurso para tentar reverter a decisão de primeira instância.

aids no brasil

O Brasil registrou 608.230 casos de AIDS no ano de 2011, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde.
Isso significa uma taxa de incidência de 17,9 ocorrências por 100 mil habitantes, sendo a região sudeste a que concentra o maior número (56%).
O índice é mais elevado na faixa etária entre os 25 e 49 anos de idade, e os homens são mais atingidos pela doença do que as mulheres. O maior número de casos registra-se entre heterossexuais, porém, há maior concentração entre homossexuais - para cada 16 deles, dessa faixa etária vivendo com AIDS, havia 10 heteros (dados de 2010).
Fonte: Revista RADIS, ed. 123 - dez/2012, pg.13.

serviço de atenção a DST/HIV/Aids

A Portaria Conjunta MS/SVS nº 1, de 16 de janeiro de 2013, aprova o Regulamento de Serviços de Atenção à DST/HIV/AIDS, sendo estes compostos pelos centros de testagem e aconselhamento, serviços de atenção especializada, centros de referência e treinamento, assistência domiciliar terapêutica em AIDS e unidades dispensadoras de medicamentos.

Clique aqui para ver a íntegra da Portaria.


curso para conselheiros tem inscrições prorrogadas

A Escola de Saúde Pùblica do Paraná prorrogou o prazo das inscrições para o Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde para até o dia 8 de fevereiro.

O curso tem por objetivo principal orientar conselheiros de saúde a respeito de participação social e democracia, gestão e financiamento, intersetorialidade e redes de saúde.

Para mais informações, clique aqui.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem