• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 772 - 06/03/2013

Edição nº 772 | Curitiba, 6 de março de 2013

mudança de sexo

• O SUS dispõe de cirurgia de readequação sexual de forma integral e gratuita (mudança do sexo masculino para o feminino). Entre 2008 e dezembro de 2010, 91 procedimentos de mudança de sexo foram realizados.

• Os serviços oferecidos vão além da cirurgia e incluem avaliação psicológica, terapia hormonal, avaliação genética e acompanhamento pós-operatório. É preciso contar com mais de 21 anos e apresentar o diagnóstico de transexualismo.

• A cirurgia de mudança de sexo feminino para masculino é feita de forma experimental no Brasil e em outros países e ainda está condicionado à pesquisa.

• A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde assegura o uso do nome social, ou seja, o usuário pode indicar o nome pelo qual deseja ser chamado independente do nome do registro civil.

[Fonte: CNS em revista,  n.2, p. 13] 

paraná sem corrupção

O MP PR realizará o III encontro do "Movimento Paraná Sem Corrupção". Será no dia 15 de março, no auditório do edifício sede, em Curitiba, e terá como motivação a Cidadania, seus Direitos e Deveres.

Pretende-se o desenvolvimento de ações articuladas com a sociedade, promoção de audiências públicas, acolhimento de sugestões, numa grande discussão sobre as funções estratégicas do Ministério Público, notadamente em relação ao patrimônio público, à criança e adolescente, à saúde, direitos humanos e no âmbito criminal.

O Movimento Paraná Sem Corrupção, que produz cada dia mais e melhores resultados, tem como coordenador estadual o Promotor de Justiça Eduardo Cambi.

Clique aqui para ver a programação completa e aqui para fazer a inscrição (até 11/03).


pastoral da saúde e mp pr: discutindo com a comunidade

Acontecerá no próximo domingo, dia 10 de março, no bairro Cidade Industrial, em Curitiba, a primeira reunião comunitária promovida pela Pastoral da Saúde, com a participação do CAO e da Promotoria de Saúde Pública de Curitiba, cujo objetivo é levar à população, de forma direta, discussões de assuntos relacionados à promoção e acesso a serviços de saúde.

Nesse primeiro encontro serão abordados temas como o acesso à estrutura assistencial do SUS, os problemas de saúde prevalentes naquela área, quais as possibilidades de intervenção da sociedade local, etc. Participarão autoridades sanitárias da região e conselheiros de saúde.

O debate ocorrerá na Escola Municipal Alvaro Borges, rua Oswaldo Baggio, 290, conjunto habitacional Victória Régia, a partir das 14 horas.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem