• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 811

Edição nº 811 | Curitiba, 5 de fevereiro de 2014

Onde pesquisar sobre saúde

Faça um passeio na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Pode ser acessada pelo sítio do MS e permite alcançar textos de referência na literatura técnico-científica, legislação federal sobre saúde (inclusive Portarias), evidências em saúde pública, políticas e diretrizes do SUS, saúde em números (que pode qualificar a atuação ministerial), sistemas de informação (pelos quais se localizam dados estatísticos ou epidemiológicos que podem ser fundamentais para algumas questões tratadas pelos Conselhos de Saúde e pelo MP), terminologia da saúde, além de a página permitir ligação direta com outras bibliotecas virtuais em saúde, estendendo olhar do leitor para outras fontes.

Para mais, clique aqui.

Os números do câncer e o seu dia

O Dia Mundial do Câncer, instituído em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), foi celebrado no dia 4 de fevereiro. O objetivo é chamar a atenção das nações, líderes governamentais, gestores de saúde e público em geral para o crescimento da doença, que atinge proporções devastadoras no mundo.

Segundo a Organização Panamericana de Saúde, o câncer é uma das primeiras causas de morte no mundo (se lhe atribuem, em média, 7,6 milhões de óbitos/ano); os cânceres que causam maior número anual de mortes são os de pulmão, estômago, fígado, cólon, e mama; aproximadamente 30% das mortes se devem a fatores de risco comportamental e alimentar (índice de massa corporal elevado, consumo insuficiente de frutas e verduras, falta de atividade física e consumo de tabaco e álcool) e, portanto, podem ser prevenidas; o tabagismo é o fator de risco que sozinho provoca um maior número de casos, com 22% das mortes por câncer em geral e 71% das mortes por câncer de pulmão no mundo. Prevê-se que as mortes por câncer a nível mundial continuem a aumentar: em 2030 serão, segundo estudo da OPS, de aproximadamente 12 milhões.

É importante lembrar que, no Brasil, a LF 12.732/12 assegura de forma explícita o tratamento de paciente com neoplasia maligna comprovada e fixa prazo para seu início (60 dias). Em meados de maio de 2013, foram editadas as Portarias GM 874 e 876, que instituem a política nacional para a prevenção e o controle do câncer no SUS e regulamentam a aplicação da LF 12.732, respectivamente.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem