• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 821

Edição nº 821 | Curitiba, 30 de abril de 2014

cara nova

Informamos que o página do CAO está passando por extensa reformulação de conteúdo e reestruturação na disposição dos menus, além da inclusão de novas informações úteis aos Promotores de Justiça, além da atualização daquelas já existentes.

Os aperfeiçoamentos continuam ainda pelos próximos dias

A finalidade é facilitar o acesso e qualificar a navegabilidade do sítio.

o que é bom em medicina?

Na entrevista que Mark Wilson, presidente da Cochrane Collaboration rede de cientistas que investiga a efetividade de medicamentos, concedeu à FSP, de 17/4/14, explicou questões como o peso da indústria farmacêutica na promoção da cultura do cuidado de saúde baseado em evidência e como os sistemas públicos de saúde deveriam utilizá-la para melhor custo benefício decorrente de sua efetiva adoção.

Existe uma cultura e prática da medicina baseada em eminência "faça isso porque estou dizendo que é bom" em vez da medicina baseada em evidências "faça isso porque está comprovado que funciona".

Uma das conclusões práticas da Cochrane, por exemplo, é de que a droga componente do Tamiflu, indicada pela OMS, não evita a disseminação da gripe nem diminui complicações. Só reduz a persistência dos sintomas de 7 dias para 6,3 dias em adultos.

Leia a entrevista completa.


onde estão os serviços de saúde mental no paraná?

Na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite, em 8/4/14, foi feita a apresentação da Rede de Atenção à Saúde Mental no Paraná.

Nela estão detalhadas informações importantes, tais como os CAPS habilitados, por modalidade e por região, os ambulatórios, os serviços residenciais terapêuticos, os hospitais psiquiátricos, os leitos em saúde mental em hospitais gerais e outros pontos de atenção componentes da rede.

O interessante é que todos os equipamentos estão devidamente indicados no mapa territorial do Estado, o que proporciona a noção exata de localização e acesso.

Os dados são recentes e oficiais, razão pela qual podem ser objeto de utilização pelo Ministério Público em qualquer circunstância.

Leia o documento. Salve-o para utilização.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem