• Caop Saúde Pública

Correio da Saúde - Informe nº 829

Edição nº 829 | Curitiba, 17 de julho de 2014

alcoolismo: os graves demonstrativos do brasil

Um estudo da Organização Mundial da Saúde aponta que, no Brasil, se ingere mais álcool do que a média mundial. Cada brasileiro bebe 8,7 litros de álcool por ano (a média no globo é de 6,2 litros/ano). A cerveja é o produto mais consumido, com 60%.

Segundo o amplo apanhado, que abrange mais de 280 países, o Brasil fica em 53º lugar.

Na área da saúde, as consequências são devastadoras.

O quadro abaixo demonstra as nossas taxas de mortalidade e morbidade atribuíveis ao álcool, à vista de parâmetros como idade, sexo, ocorrência de cirrose hepática, acidentes de trânsito e anos de vida perdidos em decorrência do agravo, conforme índices por 100.000 mil habitantes, indivíduos maiores de 15 anos.

Veja aqui os outros quadros ilustrativos e o relatório completo sobre o Brasil.


nota técnica do mp: as entidades privadas filantrópicas na área da saúde

O CAOSaúde do MP MG elaborou importante Nota Técnica relativa ao Programa de Fortalecimento das Entidades Privadas Filantrópicas e das Entidades sem Fins Lucrativos que atuam na área da saúde e que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde (PROSUS).

O PROSUS, como se sabe, tem por objetivo assegurar o incremento dos serviços prestados no âmbito do SUS, além de propiciar a regularização gradual dos débitos fiscais dos estabelecimentos hospitalares sem fins lucrativos, em situação de crise econômico-financeira.

A nota técnica objetiva proporcionar melhor compreensão sobre o PROSUS, subsidiando a atuação finalística dos órgãos de execução do MP com atribuições na defesa da saúde, tendo em vista a relevância da matéria, porquanto tais entidades são responsáveis por 50% dos atendimentos de internações no SUS.

Prossiga na leitura do documento.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem