• Caop Saúde Pública

Quanto à ausência de material de coleta para os testes

1. Observar que o teste somente é feito quando houver indicação médica, bem como que foi noticiado na imprensa incremento importante, em breve, do quantitativo de material para realização de teste para detecção de coronavírus.

 

2. A critério do colega, para se obter panorama local, verificar junto à SMS se há falta ou não de material de coleta (para realização dos testes), qual o quantitativo existente em estoque para a realização dos testes, bem como estimativa de duração desse estoque. A resposta pela SMS deve ser feita formalmente, ainda que por e-mail, assinalando-se prazo razoável.

 

•  Em caso de FALTA: SMS deve entrar em contato com a Regional de Saúde respectiva, a fim de verificar a disponibilidade de material para coleta, bem como critério de distribuição

 

•  Em paralelo, observar que o protocolo clínico de manejo dos pacientes indica a possibilidade de diagnóstico dos pacientes mediante anamnese (consulta clínica) e eventual realização de exames diagnósticos por imagem, quando já decretada transmissão comunitária (Portaria GM/MS nº 454/2020), como é a realidade atual, independentemente da realização de testes.

 

•  A tomografia não deve ser usada como rastreio ou para diagnóstico inicial por imagem da COVID-19, conforme material do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem disponível em https://cbr.org.br/recomendacoes-de-uso-de-metodos-de-imagem-para-pacientes-suspeitos-de-infeccao-pelo-covid-19/

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem