• Caop Saúde Pública

 

O universo de temas sanitários para estudos e tomadas de decisão é bastante vasto, acrescido diariamente de uma infinidade de ensaios, analises e levantamentos numéricos em saúde. Nem sempre as fontes são verazes, acreditas cientificamente e possuem a qualidade que se espera.

Pensando nisso, o CAOP lançou a seção, PLUS - mais sobre saúde. O seu propósito é apresentar textos especialmente selecionados que, versando sobre saúde ou direito sanitário, representem relevância para a atuação do Ministério Público. 

Esperamos que as leituras sejam proveitosas.

 

COVID-19, UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA. E AGORA? é uma análise comparativa de duas tendências mundiais no combate à pandemia. A primeira, marcada por países que adotaram medidas de forte isolamento social, com o consequente retorno mais rápido às atividades econômicas. Essas nações reconheceram na vacinação a saída mais célere da crise, programaram antecipadamente a aquisição e organizaram a logística necessária para a imediata imunização de suas populações.

A segunda tendência, oposta à primeira, provém de alguns países, com destaque para o Brasil e os  Estados Unidos (ainda na administração Donald Trump), que atuaram contra os alertas científicos e fizeram prevalecer a economia em detrimento da vida dos indivíduos. Negaram a importância do afastamento social, o uso de máscaras difundiram tratamentos ineficazes.

O escrito também analisa a atuação do Governo federal brasileiro sob sete ângulos, estabelecendo apreciação da gestão da crise e os reflexos dela provenientes nos campos sanitário, econômico e social.

O autor Nelson Rodrigues dos Santos é médico, doutor em medicina preventiva e especializado em saúde pública pela USP. Foi professor da Unicamp/SP e da Universidade Estadual de Londrina, consultor da OPAS/OMS e autor de inúmeros artigos em revistas e livros especializados em saúde. Atualmente, integra o Conselho Superior do Instituto Sanitário Aplicado – IDISA/Campinas.

Faça aqui o download do documento.

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem