• Caop Saúde Pública

Edição nº 1.123 - 22 de abril de 2021

Edição nº 1.123 - 22 de abril de 2021

Atenção: foi publicada a nova edição do Guia Orientador para o enfrentamento da Covid-19

 

 

No último dia 16 de abril, foi divulgada a 4ª edição do Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia na Rede de Atenção à Saúde, elaborado, em conjunto, pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Ministério da Saúde (MS).

No documento foram acrescentadas informações referentes às variantes do SARS-CoV-2, sobre imunização, hipóteses de reinfecção, novos fluxogramas sobre atenção hospitalar perinatal, dentre outros assuntos importantes cuja a verificação incumbe ao Ministério Público com ofício em saúde.

Destacou-se, também, o papel fundamental da Atenção Primária à Saúde (APS) no combate à Covid-19. Para tanto, foram sugeridos sete passos a serem seguidos:

– fortalecimento a Atenção Primária à Saúde (APS);

– monitoramento os casos de síndrome gripal (SG) e acompanhar as altas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG)

– organização da gestão dos recursos humanos disponíveis;

– imunização rápida e segura;

– comunicação com a população sobre as medidas preventivas de contágio;

– promoção e prevenção com ações de educação à saúde e intersetoriais;

– reabilitação e complicações pós Covid-19 - garantia de acesso aos serviços de saúde e identificação das necessidades de encaminhamento para serviços especializados.

 

Clique aqui para ler a íntegra do o Guia.

 

Leia mais sobre a atenção primária e a Covid-19 aqui.

 

IPARDES divulga novas estatísticas do número de casos e de ocupação de leitos Covid-19 no PR

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) tem elaborado, quinzenalmente, em conjunto com a SESA/PR, projeções da evolução dos casos de Covid-19, bem como da ocupação de leitos de UTI e enfermaria para tratamento da doença. As estatísticas relativas ao período de 13 a 27 de abril de 2021 estão disponíveis aqui.

Cabe lembrar, ainda, que o MPPR também dispõe de importante ferramenta de consulta de dados oficiais sobre a epidemia no Painel de Monitoramento da Covid-19, que também pode ser acessado pela página do CAOP Saúde.

 

 

Novidades nos Tribunais

O TRF da 4ª Região, em decisão que determinou o fornecimento de medicamento para tratamento de mielofibrose à usuária do SUS, e que passou pelo crivo do NAT-JUS, considerou que, diante de avaliações técnicas contraditórias sobre a efetividade do fármaco pleiteado, há de se prestigiar a opinião do médico assistente do paciente, de forma a assegurar a continuidade do tratamento. O julgamento se deu em sede de agravo sob n° 5016433-44.2020.4.04.0000.

Leia a íntegra do julgado aqui

 

 

 
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem