• Caop Saúde Pública

Edição nº 1139 - 23 de julho de 2021

Edição nº 1139 - 23 de julho de 2021

CAOP Saúde lança site voltado à Oncologia

A atenção oncológica à saúde é comumente classificada como de alta complexidade, pois envolve a prática de procedimentos de grande densidade tecnológica, a exemplo de cirurgias, quimioterapias, radioterapias, além da administração de medicamentos de alto custo em nível hospitalar.

Embora essa visão limitada das competências dos níveis assistenciais em saúde, a Atenção Primária, considerada aquela prestada diretamente pelos municípios, cumpre papel primordial na realização de ações de prevenção e detecção precoce do câncer - atualmente a segunda maior causa de morte no Brasil.

Reconhecer a importância da Atenção Primária à Saúde como componente da rede de combate ao câncer, bem como dotá-la de meios para promover, com a eficiência e velocidade necessárias os encaminhamentos para o tratamento dos utentes, é crucial.

Com essa pauta em vista, o CAOP Saúde Pública do MPPR iniciou, recentemente, programa voltado à atenção oncológica no Paraná, com olhar principalmente voltado à Atenção Básica. Para auxiliar as promotorias de Justiça nestas ações, o Centro de Apoio Operacional de Proteção da Saúde Pública lança, hoje, página na internet com coletânea básica de normas e material de apoio sobre neoplasias.

No sítio digital será possível encontrar manifestações do CAOP, legislação federal e estadual (central), pareceres de órgãos de controle, pronunciamentos do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina do Paraná e outras referências importantes para a atuação do Ministério Público.

O CAOP desenvolverá outras iniciativas na matéria, que serão oportunamente divulgadas pelo Correio.

Acesse aqui a página.

Hemepar lança nova versão de aplicativo para auxiliar e estimular a doação de sangue

Em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR) lançou nova versão do Hemogram, aplicativo colaborativo para celular que incentiva e auxilia na doação de sangue.

A ferramenta, que é gratuita, dispõe de informações sobre a importância da doação, quais os critérios necessários para o ato, além de efetuar o direcionamento do usuário a site específico, para o agendamento da coleta.

Clique aqui para baixar o app.

Clique aqui para obter informações sobre doação de sangue.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem