• Caop Saúde Pública

Aviso Importante nº 16

25 de maio de 2021.

As Portarias n° 923, de 13 de maio, e 944, de 14 de maio de 2021, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceram os Municípios de Campina da Lagoa, Cascavel, Coronel Vivida, Imbaú, Reserva do Igauçu, Teixeira Soares, Nova América da Colina e Verê em Estado de Calamidade Pública na área descrita no Formulário de Informações do Desastre – FIDE, em decorrência da COVID-19*.

O reconhecimento federal abre caminho para medidas emergenciais como a antecipação de benefícios sociais, a liberação de seguros e o adiamento de pagamentos de empréstimos federais. Também é exemplo disso a solicitação de cofinanciamento federal para a oferta do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas, previsto pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Por sua vez, a Portaria GM n° 991, de 17 de maio de 2021, do Ministério da Saúde, autorizou, em caráter excepcional e temporário, leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para atendimento exclusivo dos pacientes da COVID-19, estabelecendo recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo Coronavírus (COVID 19), a ser disponibilizado a estabelecimento de saúde situado no Município de Francisco Beltrão.

Acesse os documentos: 

Portaria n° 923/2021

Portaria n° 944/2021

Portaria n° 991/2021

Situação de Emergência por Coronavírus

________________________________________________________
* O formulário é destinado a simplificar o processo de reconhecimento federal da situação de emergência ou do estado de calamidade pública em decorrência do coronavírus, mediante parecer dos órgãos locais de defesa civil e de saúde pública, indicando a contaminação local.  

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem