• Caop Saúde Pública

Para Seu Conhecimento n° 252 - 28 de setembro de 2021

n° 252 - 28 de setembro de 2021

Em 8 de setembro de 2021, a Fiocruz e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) divulgaram a Nota Técnica n. 20 que apresenta o relatório MonitoraCovid-19. O estudo realizou análise a partir dos dados registrados no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), cujo preenchimento é obrigatório nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e óbitos dela decorrentes.
Explica ainda, que no caso de óbitos que ocorram em municípios que não tenham SIVEP-Gripe por não contarem com unidades hospitalares, o registro obrigatório deve ser feito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Com a implantação do programa de vacinação contra a Covid-19 o SIVEP-Gripe ganhou novas variáveis para que fosse possível avaliar o impacto das vacinas na prevenção do adoecimento, frequência de casos graves, internações e óbitos. No entanto, a análise depende da qualidade dos dados coletados e sua completude.
As principais conclusões apresentadas no documento foram: a) os dados de vacinação contra a Covid-19 constantes no registro SIVEP-Gripe estão incompletos; b) as variáveis do sistema de informações não estão sendo preenchidas adequadamente pelas equipes de saúde; c) a incompletude das informações pode impactar significativamente na efetividade das vacinas; d) a análise da efetividade da vacinação é urgente e necessária para o enfrentamento da pandemia. 
 
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem