• Caop Saúde Pública

Aviso Importante nº 51/2021

 

⚠️ Aviso Importante nº 51/2021, de 7 de dezembro de 2021

Covid-19: subnotificação

A Folha de São Paulo, em sua edição de 6.12.21, publicou o artigo Saúde gera apagão de casos de Covid ao mudar regra para notificação”, explicitando que, no último mês de agosto, o Ministério da Saúde passou a exigir a inclusão do número de lote e do fabricante dos denominados “testes de antígeno” nos sistemas de saúde para a notificação dos casos na plataforma e-SUS Notifica. Com isso, a quantidade de resultados positivos e negativos desses testes sofreu uma redução abrupta, o que pode representar subnotificação de casos de Covid-19 no país.

Nessa mesma linha, o médico epidemiologista Wanderson Oliveira, professor da FIOCRUZ, ex-Secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, publicou em seu perfil da rede social Instagram, em 5.12.21, nota sobre a possibilidade de subnotificação dos dados em questão. Acesse aqui para ler, na íntegra.

Tais informações servem de alerta, confirmados os argumentos acima, no sentido de estabelecermos referências adicionais para reconhecer eventual e indetectado agravamento de contaminação e de hospitalização decorrentes da Covid-19.

 
 
Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem